Projetos incentivados
Ilha da Imaginação
Aprovado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, pelo Ministério do Turismo, o projeto conta com o patrocínio da SPIC Brasil desde 2019, e tem como intuito fornecer cursos de leitura e audiovisual para jovens de São Simão (GO) e região do entorno. Realizamos o Ilha da Imaginação em parceria com o Instituto Maker (idealizador da ação), Aktuellmix, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.
Em 2021, a terceira edição do projeto seguiu on-line, em função da pandemia de Covid-19. A iniciativa é destinada a jovens de 8 a 17 anos de idade. Foram mais de 20 mil alunos de São Simão, Quirinópolis, Inaciolândia e Paranaiguara, em Goiás, além de Ituiutaba, em Minas Gerais.
O objetivo da ação é despertar a criatividade dos jovens em sintonia com as tendências de inovação e tecnologia no setor cultural. Um
dos exemplos é a área de produção de conteúdo digital, que está em expansão e exige cada vez mais criatividade daqueles que querem se desenvolver neste segmento.
O projeto dispõe de infraestrutura adequada e profissionais capacitados para que os alunos aprendam conceitos de animação. Em 2021, foram oferecidos cursos audiovisuais de formação, avançado e 3D de leitura e audiovisual e oficinas itinerantes de leitura e stop motion pixilation.
Na última edição, em 2020, os alunos das turmas de formação e avançado produziram duas animações de oito episódios cada, totalizando 16 filmes. Os resultados foram as séries “Tatá e a Turma do Cerrado” e “100Medos”. Os curtas estão disponíveis no canal do projeto no YouTube
Anualmente, realizamos uma pesquisa com os participantes do “Ilha da Imaginação” para avaliar a percepção da população quanto a ação. Em 2021, os resultados foram positivos, com 87% dos entrevistados entendendo ser muito favorável a presença da SPIC Brasil na região, contra 58% em 2020. Além disso, 99% consideram que nossa atuação não traz desvantagens para a região, contra 89% apurado em 2020. Os principais pontos que trouxeram essa melhora nos indicadores foram as percepções a respeito da geração de empregos, dos cursos ofertados para crianças e jovens, do desenvolvimento da cidade, responsabilidade social e da proteção ao meio ambiente.
Todos os respondentes consideram que o programa “Ilha da Imaginação” traz benefícios para o município de São Simão.
Brincando na Praça
Ação faz parte do projeto Brincando na Praça e será realizada em finais de semana de agosto e setembro. Confira a programação.
Um evento 100% gratuito realizado durante todo o dia e voltado para as famílias. Esta é a proposta do projeto Brincando na Praça que a SPIC Brasil traz a dez municípios que ficam no entorno do reservatório da Usina Hidrelétrica São Simão. A programação acontece em finais de semana de agosto e setembro em diferentes cidades de Goiás e Minas Gerais (ver cronograma abaixo).
O Projeto Brincando na Praça é uma produção da RMC Esportes, patrocinada pela SPIC Brasil através da Lei de Incentivo ao Esporte. A cada evento, a população pode aproveitar em família atividades de lazer e esportes, em espaço público e aberto, com o propósito de levar diversão e despertar a curiosidade e o sentimento de pertencimento à comunidade.
Nas datas marcadas, das 9h às 17h, serão realizadas uma série de atividades físicas e lúdicas, como pintura facial para as crianças, atividades esportivas para os jovens e adultos, assim como outras atrações. Entram na lista recreação, brinquedos infláveis e cama elástica, jogos de tabuleiro, oficinas e serviços, como aferição de pressão arterial, ambulância e banheiro químico.
Veja as datas e locais de realização do evento:
Brincando na Praça, sempre das 10h às 17h
Agosto
Dia | Local |
---|---|
Dia 12 | Santa Vitória/MG – Praça Francisco dos Reis Goulart – Avenida Reinaldo Franco de Morais, s/n. |
Dia 13 | Capinópolis/MG – Praça João Moreira de Souza – Avenida 109 com ruas 102 e 104. |
Dia 14 | Ipiaçu/MG – Praça da Igreja Matriz – Rua Benedito Waldemar da Silva, s/n. |
Dia 26 | Paranaiguara/GO – Quadra da Rodoviária – Rua Juscelino Kubitschek de Oliveira, s/n – Centro. |
Dia 27 | Quirinópolis/GO – Bosque Antônio Roberto Chaves – Rua 01 – Colina da Serra. |
Dia 28 | São Simão/GO – Praça Central Júlio Bernardes de Oliveira – Av. Brasil, s/n. |
Setembro
Dia | Local |
---|---|
Dia 8 | Gouvelândia/GO – Praça da Matriz – Av. João Oliveira Gouveia, s/n – Centro |
Dia 9 | Inaciolândia/GO – Praça de Esportes Alessandro Barcelos Dias – Av. José Barroso Masson, s/n. |
Dia 10 | Bom Jesus de Goiás/GO – Praça Sebastião Antônio de Oliveira, 33. |
Dia 11 | Cachoeiro Dourada/GO – Praia do Sol – Av. Beira Rio, s/n. |
Informações para a imprensa:
Paula Resende
C +55 41 – 9 9867-8317
E PResende@webershandwick.com
Fundo comunitário
Ações com as comunidades locais
Mantemos, voluntariamente, um Fundo Comunitário destinado ao investimento e ao desenvolvimento de comunidades locais. Em Mataraca (PB), onde estão nossos parques eólicos. O Fundo existe desde 2014 e, na UHE São Simão, foi criado em 2021, para apoiar o projeto Quintais Produtivos.
Até hoje, mais de 50 projetos já receberam incentivos, um total de R$ 1 milhão destinado às ações sociais, que impactaram mais de mil pessoas. Todas as iniciativas promovidas, reportadas a seguir, contaram com recursos financeiros do fundo. Para 2022, temos o plano de fazer uma escuta ainda mais aprofundada nas comunidades, a fim de entender quais são os anseios da população em que podemos atuar e quais são as melhorias que podemos fazer quanto às nossas ações locais.
Em 2021, todas as ações com comunidades do entorno desenvolvidas foram adaptadas para que pudessem continuar durante a pandemia. Entre elas, destacam-se:
Mãos que criam
O projeto realizado com artesãs da comunidade de Barra de Camaratuba, em Mataraca (PB), seguiu em mais um ano com a dinâmica de cursos on-line e com o desenvolvimento de uma estrutura de comunicação por redes sociais. Essa ação foi batizada de “Separadas, mas conectadas”.
Foram dois cursos realizados, um de saboaria artesanal e outro de pintura em tecido, com 18 mulheres participantes e aproximadamente 30 horas-aula. Esses cursos foram escolhidos pelo grupo após consultarmos sobre quais seriam as capacitações de interesse para o ano de 2021. Doamos os insumos para a realização das oficinas, e as participantes capacitadas iniciaram a comercialização da produção, gerando renda e oportunidades locais.
Com o avanço da vacinação, foi iniciado o planejamento do retorno das atividades presenciais do projeto, respeitando, sempre
Quintais Produtivos
Levamos para o entorno da UHE São Simão o “Quintais produtivos”, um projeto nascido em Mataraca (PB), focado no cultivo de hortas. A iniciativa conta, na região da usina, com interesse das pessoas da comunidade que possuem espaço em seus quintais, contam com terra fértil e se interessam pelo cultivo de legumes e verduras, incentivando uma alimentação saudável e orgânica.
Para o piloto deste projeto, foram selecionadas seis famílias em situação de vulnerabilidade social para participar. A identificação delas foi feita com apoio do Centro de Referência da Assistência Social de São Simão (GO), em parceria com instituições religiosas locais.
Criação de abelhas
Em 2021, a SPIC Brasil passou a dar suporte a um grupo de apicultores da comunidade rural de Uruba, em Mataraca (PB), que já fazem a criação de abelhas Apis. Foram doados 13 conjuntos de macacões, luvas, botas e equipamentos de proteção individuais (EPIs), 13 fumigadores e 65 caixas para colmeias para incremento da produção dos apicultores.
Aproveitando o saber local, estimulamos os apicultores para um novo nicho de mercado adicional voltado para a criação de abelhas endêmicas. Promovemos 44 horas práticas de capacitações, com participação de dez alunos membros da Associação de Criadores de Abelha, para que pudessem se conscientizar mais sobre a criação dessas espécies típicas da região. O mel e os subprodutos oriundos da produção têm grande valor de mercado, e a criação desses insetos não exige a compra de equipamentos dispendiosos, sendo mais segura e rentável.